Receba no seu e-mail todas as novidades. Subscreva a newsletter:

Insira o seu email.Insira um email válido.


Noticias

2016-11-17
Parque Urbano Cruz de Montalvão - Castelo Branco

 A EngenhariaLíquida colaborou recentemente com o Atelier VMDO/ Arquitectura Paisagista, no desenvolvimento de soluções de sistemas de captação de água e de rega, no projecto de concepção do futuro Parque Urbano de Castelo Branco, premiado com o 1º Lugar no concurso público, desenvolvido pela Câmara Municipal de Castelo Branco. 

Com cerca de 21ha, a proposta de desenho assenta na ideia do que pode ser um parque contemporâneo, enquanto espaço de complemento e riqueza da vida urbana. É na combinação e concentração entre espaços naturais, disposição de actividades/usos, conforto climático e fluxos urbanos que assenta a estratégia e subtileza do parque.

No contexto de Castelo Branco procurou-se que o parque respondesse a um conforto microclimático, nomeadamente na “artéria verde”, onde é expectável um abaixamento de temperatura na ordem dos 5ºC. Para tal, a criação do coberto arbóreo é essencial. A proposta visa manter a maioria da vegetação existente, completando a estrutura arbórea existente com novas plantações que funcionarão a 2 tempos:

- ao longo da artéria verde, orla, praças e limites de relvados, a vegetação arbustiva e arbórea será regada para um crescimento rápido e terá uma aparência mais húmida e luxuriante;

-nas zonas menos utilizadas, a oeste, a vegetação será de carácter mais ruderal e de desenvolvimento mais lento, reproduzindo de forma adaptada a flora mediterrânica. 

A área sul constitui um importante elemento da sustentabilidade de todo o parque, mantendo e expandindo a sua função de represa de água, garantindo assim a rega necessária e uma gestão mais eficiente da água.

 






wwww.engenharialiquida.pt | Norte e Centro: +351 214 181 055 | Sul: +351 916 352 684
Engenharia Líquida - Tecnologias de água
© webdesign by criativo.net
Facebook